endomarketing e marketing 3.0 a custo zero para sua empresa
Duas estratégias muito importantes para alavancar uma marca no mercado hoje são o endomarketing, visto que colaboradores são importantes ferramentas nesse processo e estratégias de marketing 3.0, porque conexão emocional do cliente com a marca é a base do bom funcionamento dela.
Departamentos de marketing de empresas possuem verbas alocadas oriundas do orçamento geral e que tem custo alto para acionistas. Existe, contudo, uma maneira simples e eficaz de promover ações de endomarketing e marketing 3.0 sem mexer no caixa da empresa. Através de arte.
Nos anos 1991 foi criada a Lei Rouanet, um mecanismo federal de patrocínio cultural baseado em renúncia fiscal. Esse sistema, muito bem estruturado e transparente, reserva uma parte do orçamento do governo para projetos culturais e dá às empresas o poder de escolherem quais receberão dinheiro. Essas empresas deduzem dos seus impostos, 100% do valor pago aos produtores e artistas.
Mas como?
Muito simples, o produtor inscreve um projeto no sistema da Lei (Salicweb), uma vez cumpridos os requisitos técnicos para habilitação, é aberta uma conta captação em uma agência do Banco do Brasil. Essa conta é controlada pelo governo nesse primeiro momento. O produtor pode, então, buscar o dinheiro nas empresas. É aqui que as empresas ganham poder.
Cada empresa pode destinar até 4% do IRPJ para patrocínios via Lei Rouanet. Faça as contas e veja qual o valor da verba extra para endomarketing e marketing 3.0 que está disponível no seu caixa.
E é burocrático?
Não. Uma vez que a empresa escolheu um projeto, ela vai assinar um contrato de patrocínio com o produtor estabelecendo as condições e, principalmente, as contrapartidas. O produtor fornece um documento assinado feito a partir de modelo fornecido pelo sistema da Lei. A empresa paga o valor e, ao declarar seus impostos, deduz 100% do que iria pagar ao governo.
Em resumo, você patrocina um projeto artístico e cultural e isso confere prestígio e agrega valores como responsabilidade social, altruísmo, incentivo a manifestações culturais nacionais e apoio a arte. Você acorda, como contrapartida, ações de marketing e endomarketing que serão pagas com o dinheiro que você está dando. No momento de pagar seus impostos, você recebe 100% do dinheiro de volta. Perfeito, né!?
Mas por que endomarketing e marketing 3.0?
Porque estamos falando de arte e cultura. Estamos falando de espetáculos musicais, peças de teatro e dança, exposições de artes visuais, festivais de cultura, teatro e dança, ações pedagógicas, música clássica (música popular permite deduzir apenas 80% do valor pago). São eventos que agregam públicos-alvo específicos e em contextos de forte envolvimento emocional. Imagine que você é público e vai num espetáculo arrebatador em que você vive uma experiência afetiva intensa, sensorial e de conexão temática. A arte tem esse poder. Você está imerso naquele êxtase e olha para a poltrona e vê a marca X. Olha para o palco e tem um banner da marca X. Os artistas no final agradecem a marca X. Ao sair, recuperando-se da emoção positiva, você se depara com um mobiliário da marca X e ainda recebe um brinde ou um flyer da marca X. À direita existe um painel instagramável com a marca X e por aí vai. Você certamente associará aquela experiência a marca X e passará a achar a marca “massa” e sempre que se deparar com a marca pensará na experiência legal que teve. Em resumo, é isso que sua empresa pode ter e a custo zero.
Então temos o endomarketing. Do montante dos ingressos, você pode acordar que receberá um número específico por sessão. Você pode gratificar colaboradores oferendo a eles uma experiência cultural memorável. Você pode promover sorteios internos ou proporcionar que a família toda do porteiro que nunca foi ao teatro viva esta experiência. Certamente agradecerão a empresa e devolverão com produtividade. Além disso, agradecerão a empresa em postagens nas redes sociais. Tudo isso, a custo zero.
Se gostou do artigo e tem interesse em conhecer melhor esse universo, entre em contato. Podemos estruturar um sistema de captação de projetos ou fazer a curadoria para você. Podemos também intermediar a relação da empresa com os produtores e prestar todos os esclarecimentos sobre o funcionamento da Lei. Afinal de contas, verba extra a custo zero é sempre bem-vinda!