Leonel Henckes

Como parte da programação do Curto Circuito das Artes, a residência artística “Design Thinking e Encenação Teatral Contemporânea” promove uma experiência inovadora no campo das artes cênicas. Liderada pelo ator, diretor e produtor cultural Leonel Henckes, a iniciativa une criatividade, colaboração e metodologia de design thinking para explorar novas formas de criação teatral.

A residência acontece no Espaço Boca de Brasa Centro, em Salvador, oferecendo atividades que incluem pesquisa, formação, imersões e laboratórios criativos. Com um processo estruturado em quatro etapas — Imersão, Ideação, Prototipagem e Implementação —, o projeto busca envolver artistas e a comunidade em um processo dinâmico e colaborativo, resultando em cenas e narrativas contemporâneas.

Inteiramente gratuito, o Curto Circuito das Artes reforça a democratização da cultura e a valorização dos espaços culturais de Salvador. Até fevereiro de 2025, o evento promove exposições, residências e espetáculos em diversos territórios da cidade, fortalecendo a conexão da comunidade com a arte de forma inclusiva e transformadora.

Sobre a residência

A residência artística “Design Thinking e Encenação Teatral Contemporânea” é um mergulho criativo que conecta as artes cênicas e as metodologias ágeis oriundas das áreas de inovação e tecnologia. Idealizada pelo ator, diretor e pesquisador Leonel Henckes,  a residência propõe uma abordagem inovadora para a criação teatral, onde ferramentas usadas em métodos ágeis como design thinking se transformam em catalisadores de pesquisa poética e experimentação de novas linguagens.

Durante a residência, até final de janeiro de 2025, o projeto reúne artistas, pensadores e criadores de Salvador, Bahia, em um espaço colaborativo que promove a exploração de ideias, a troca de experiências e a prototipagem de cenas e narrativas contemporâneas. A proposta parte de um processo estruturado em quatro sprints criativos — Imersão, Ideação, Prototipagem e Implementação —, permitindo uma construção iterativa que reflete sobre temas como memórias corporais, legado cultural, e questões geopolíticas e filosóficas.

O processo conta com a parceria e participação da atriz e pesquisadora catarinense Bi Naluna, que ministrará workshop público em Janeiro e acompanhará o processo como mentora.

Além de fomentar a criação artística, a residência busca engajar a comunidade através de workshops abertos, sessões de experimentação e um pitch final para compartilhar os resultados com o público. Mais do que uma experiência de formação, “Design Thinking e Encenação Teatral Contemporânea” é uma jornada de transformação que convida artistas a enxergar o teatro sob a ótica do diálogo, da inovação e da construção coletiva.

Atividades públicas

Laboratório de Experimentação e Criação Corpo Empático: criatividade em cena

Público-alvo: pessoas da área de atuação, direção ou preparação de elenco com alguma experiência.

Formato: com duração de 3 dias com carga horária de 3h/dia a atividade terá formato de laboratório prático em que Leonel Henckes e Bi Naluna irão conduzir os processos individuais utilizando diferentes ferramentas, estratégias e metodologias.

Design Thinking e Teatro Contemporâneo

Imaginação/Empatia – Fase 1

Participe da fase 1 do processo, Imaginação/Empatia, e responda ao formulário disponível no link a seguir e que compreende uma entrevista exploratória.

https://forms.office.com/r/CueEaYzBP1

A entrevista é anônima e super rápida!

Workshop – “Sprint Criativo: Design Thinking aplicado às Artes Cênicas”.

Esta oficina enfatiza o uso de ciclos ágeis para a criação teatral tendo a investigação sobre imagens poéticas, referências biográficas e memórias psicofísicas como ponto de partida. Integra a ideia de mapeamento do design thinking com a pesquisa de poéticas cênicas.

Dias 17 e 18 de dezembro, 09h às 13h

Espaço Cultural Boca de Brasa, Centro (Barroquinha) – Inscreva-se ENCERRADO

Mural do processo

Este projeto foi contemplado pelo edital Curto Circuito das Artes, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Fundação Nacional das Artes, Ministério da Cultura, Governo Federal.