Leonel Henckes

Leonel Henckes

Corpo e treinamento no trabalho do ator Leonel Henckes

Corpo e Treinamento no Trabalho do Ator: Corpo-Vida

Corpo e treinamento no trabalho do ator Leonel HenckesEstá disponível para download a segunda edição da Revista Boca de Cena, revista de Artes Cênicas do Oco Teatro Laboratório da Bahia. Na revista você encontra um artigo meu intitulado “Corpo e Treinamento no Trabalho do Ator: Corpo-Vida”.  Neste artigo, o pesquisador Leonel Henckes trata da noção de corpo a partir do diálogo entre teorias contemporâneas e os mestres da tradição teatral do ocidente europeu para, assim, pensar o lugar do corpo no trabalho do ator e no treinamento desse profissional artista.

Na primeira parte do texto o autor desdobra a questão até chegar a noção de treinamento para, na sequência, apontar um modo de abordá-lo em diálogo com os ajustes que outras compressões de corpo sugerem. Dentre os entendimentos de corpo elencados, desta-se aqueles desenvolvidos a partir da perspectiva da organicidade ou consciência orgânica segundo Jerzy Grotowski.

A revista pode ser acessada neste link: HENCKES, Leonel. Corpo e Treinamento no Trabalho do Ator: Corpo-Vida. In: Revista Boca de Cena Revista de Artes Cênicas Oco Teatro Laboratório. Ano 2. n.2 2014 p. 66-76

Boa Leitura!!!