Leonel Henckes

Página pessoal do ator, diretor, pesquisador, produtor e curador Leonel Henckes contendo portfólio de projetos e trabalhos nas áreas de artes cênicas (teatro, ópera, dança) e artes visuais (curadoria e produção). Leonel é especialista no sistema de ações físicas de K. Stanislávski e pesquisa modos de atuação no teatro contemporâneo. Sua tese "O ator da Organicidade: impulso, contato e ações físicas em modos de atuação contemporâneos" foi defendida em 2015 no PPGAC/UFBA onde também apresentou sua dissertação de mestrado, intitulada "Corpo fora do lugar: movimento, fluxo e desordem entre treinamento e construção cênica", em 2011. Investiga modos de atuação no Teatro contemporâneo, organicidade, ações físicas, estado de fluxo e treinamento psicofísica.

Ópera Alemã e Encenação Contemporânea

Em fevereiro e março de 2012, realizei um estágio como assistente de direção no Theter Freiburg na cidade de Freiburg im Breisgau no sul da Alemanha. A atividade, contemplada com recursos do Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura do Brasil, foi registrada no blog Rigoletto in Deutschland que pode ser acessado através do endereço: www.rigolettoindeutschland.blogspot.com.br.

O blog registra e reflete sobre o processo vivenciado por mim como Assistente de Direção Estagiário no Theater Freiburg na cidade de Freiburg im Breisgau na Alemanha entre os dia 06.02.2012 e 17.03.2012, durante a montagem da ópera Rigoletto de Giuseppe Verdi com direção de Thomas Krupa.