Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada

facebook perfil melaninaO Projeto Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada é um festival que tem por objetivo direcionar a atenção e dar visibilidade aos jovens autores negros brasileiros. Em sua primeira edição, no Teatro de Arena Eugênio Kusnet FUNARTE São Paulo, de 27/11/2012 a 04/03/2013, o projeto Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada apresentou 10 espetáculos teatrais com dramaturgia escrita por autores de melanina acentuada, 8 leituras dramáticas de textos inéditos e 10 palestras-debate sobre importantes questões a respeito de autoria, das filiações estéticas, estilísticas e temáticas, além de aspectos históricos do teatro negro brasileiro.

O objetivo é, sempre, investigar os aspectos estéticos e estilísticos da dramaturgia negra brasileira que, resultante de um processo histórico, social e político, trás características que transcendem este território e singularizam a expressão de sujeitos artistas que imprimem sua visão de mundo como indivíduos negros e não como massa coletiva e homogênea.

melanina-prog-completA segunda edição do projeto teve lugar nos dias 30, 31/10 e 01 e 02/11/2014 no Instituto Cultural Brasil-Alemanha (Goethe Institut Salvador/BA) e acontece em parceria com o FIAC – Festival de Internacional de Artes Cênicas da Bahia com patrocínio SECULT/BA.

Em 2015, a terceira edição da Mostra Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada irá ocupar o Teatro Dulcina FUNARTE – RJ de agosto a novembro com uma programação que inclui espetáculos teatrais do Rio de Janeiro, da Bahia, de Goiás e de Minas Gerais. Inclui, também, palestras-debate, leituras dramáticas, exposição em homenagem a Abdias do Nascimento, a atividade “Encontro com o Dramaturgo” e oficinas de escrita dramatúrgica gratuitas.

Mais informações em breve no site do evento e nos perfis das redes sociais.

Uma co-produção LH Produções Artísticas e Melanina Acentuada Produções Artísticas

www.melaninaacentuada.com.br