Otelo - o mouro de Veneza

 Otelo – O Mouro de Veneza estreiou no dia 07 de Agosto de 2008, às 20h, no Theatro Treze de Maio de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Esse trabalho teve início com a tradução do Prof. Enéias Tavares (UFSM) para o texto de Shakespeare, como parte do Grupo de Estudos “Tragédia: Interpretação e Tradução” , sob orientação dos professores Lawrence Flores Pereira (UFSM) e Kathrin Rosenfield (UFRGS). Tradução concluída, a Prof. Aline Castaman (Diretora formada pela UFSM) foi convidada para dirigir o espetáculo. Optando por uma linguagem cênica sóbria, Castaman buscou, tanto no cenário quanto no figurino, uma formalidade estilística que pudesse ressaltar as complexidades do texto shakespeariano.

Para o papel do protagonista, Leonel Henckes construiu um amálgama da postura militar do mouro com sua fúria provocada pelo ciúme e pela desconfiança. Para o vilão, foi convidado o ator Marco Soriano, que trouxe para o papel a seriedade e a frieza que o “honesto” Iago inspira. Completando a tríade protagonista, temos Danieli Eichwald, que representa uma Desdêmona devotada e firme em sua resolução amorosa, mesmo em face da morte. Completam o elenco atores locais como Tais Gauer no papel de Emília, Geraldo Wobido como Brabâncio, Jéferson Ilha como Cássio, Daniel Lucas como Rodrigo, Gustavo Carpes como Ludovico, Régis D’Ávila como Mensageiro, Enéias Tavares como Duque de Veneza e Gabriela Amado como Bianca. O projeto do cenário é assinado por Luara Mayer e Suelen Artuso, o figurino por Aline Castaman e Rosália Freire Santos, a sonoplastia por Alessandra Montagner, a iluminação por Luis Fernando Marques e a produção de marketing por Carla Arend e Daiani Ferrari. Com patrocínio de Labimed, Pastelão e Farinha Marinha Inez, Otelo foi um dos espetáculos selecionados pelo projeto Treze – O Palco da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Santa Maria.

Sobre amor, guerra e ciúme, Otelo – O Mouro de Veneza é uma das maiores reflexões da literatura mundial sobre a complexidade psicológica do ser humano. Todos os profissionais envolvidos na apresentação desse espetáculo sentir-se-ão prestigiados com a sua presença. Otelo – O Mouro de Veneza, de Shakespeare, com tradução de Enéias Tavares e direção de Aline Castaman é uma tentativa de ofertar ao público santamariense um espetáculo sério, elegante e artisticamente elaborado.