Leonel Henckes

Página pessoal do ator, diretor, pesquisador, produtor e curador Leonel Henckes contendo portfólio de projetos e trabalhos nas áreas de artes cênicas (teatro, ópera, dança) e artes visuais (curadoria e produção). Leonel é especialista no sistema de ações físicas de K. Stanislávski e pesquisa modos de atuação no teatro contemporâneo. Sua tese "O ator da Organicidade: impulso, contato e ações físicas em modos de atuação contemporâneos" foi defendida em 2015 no PPGAC/UFBA onde também apresentou sua dissertação de mestrado, intitulada "Corpo fora do lugar: movimento, fluxo e desordem entre treinamento e construção cênica", em 2011. Investiga modos de atuação no Teatro contemporâneo, organicidade, ações físicas, estado de fluxo e treinamento psicofísica.

Festival Dramaturgias da Melanina Acentuada inscreve para atividades formativas

Uncategorized

A quinta edição do Festival Dramaturgias da Melanina Acentuada abre inscrições para atividades formativas dedicadas ao aprimoramento de dramaturgos, escritores e pessoas interessadas na escrita da cena para teatro e audiovisual. De 27 de agosto a 03 de setembro, é possível se inscrever para os Ateliês de Escrita Dramatúrgica com Aldri Anunciação e Jhonny Salaberg e para os Ateliês de Consultorias com Leda Maria Martins e Francine Barbosa, acessando o endereço: http://www.melaninadigital.com. O festival acontecerá de 14 a 23 de setembro, no Goethe Institut em Salvador.  

O Festival Dramaturgias da Melanina Acentuada é idealizado pelo dramaturgo, ator e pesquisador Aldri Anunciação como um espaço de visibilidade e compartilhamento a produção autoral de dramaturgos negros brasileiros. De formato itinerante, o evento já teve três edições em Salvador, também tendo passado por Rio de Janeiro e São Paulo. Nesta edição, além das oficinas voltadas para o aprimoramento de escritores, haverá espaço para leituras dramáticas, consultorias com especialistas, compartilhamento de processos e espetáculos teatrais.  O evento também será marcado pelo lançamento do Portal Melanina Digital, um catálogo virtual da produção de dramaturgos negros brasileiros.

Uma novidade desta edição do festival são os Ateliês de Consultoria, que consistem num encontro de dramaturgos com especialistas do campo da dramaturgia, avaliando textos e roteiros selecionados. A atividade é voltada para dramaturgos e roteiristas negros, iniciantes ou experimentados da cidade de Salvador e região. A ideia é oportunizar a dramaturgos e roteiristas negros um momento de análise seus textos e roteiros por duas profissionais com reconhecida expertise na área. Um momento raro para escritores, especialmente para retirada de seus textos das gavetas e arquivos. No ato de inscrição, as pessoas interessadas deverão anexar suas obras, que serão selecionadas pelas profissionais convidadas. Serão 03 Roteiros de curta-metragem e/ou argumentos de longa, avaliados pela roteirista Francine Barbosa e 03 peças pela Prof. Dra. Leda Maria Martins. As consultorias acontecerão nos dias 16 de setembro, domingo e no dia 17 de setembro, segunda-feira, das 9h às 12h30.

Francine Barbosa é roteirista. No cinema participou das equipes de roteiro do longa metragem “A Cidade Aqui Dentro”, dirigido por Matias Mariani (com previsão de estreia em 2018) e do terceiro longa-metragem de Dea Ferraz, “Castela” (em financiamento). O argumento do longa-metragem “Azul Violeta”, escrito com Maurilio Martins, foi contemplado no PRODAV FSA 05/2016 para desenvolvimento.  Em televisão, desenvolveu projetos de seriados para produtoras e foi roteirista da série “A Revolta dos Malês”.  Eventualmente participa de comissões de seleção de editais de audiovisual e laboratórios como Brlab, ProAC-SP e Ministério da Cultura, além de curadoria em festivais de curtas metragens.

Festival Dramaturgias da Melanina Acentuada promove ateliês de criação com a Profa Dra Leda Maria Martins, com o dramaturgo Aldri Anunciação, com a roteirista Francine Barbosa e com o dramaturgo Jhonny Sallaberg. Inscrições no portal Melanina Digital. Escrevendo nossas narrativas.

Leda Maria Martins é poeta, ensaísta e dramaturga. Doutora em Letras-Literatura Comparada pela UFMG. Mestrado em Artes pela Indiana University, USA. Pós- Doutorados em Estudos da Performance pela New York University, Tisch School of the Arts, Department of Performance Studies. Pós Doutorado em Rito e Performance, UNIRIO. Professora Visitante da New York University, Department of Performance Studies. Professora dos cursos de Letras e de Artes Cênicas da UFMG. Diretora de Ação Cultural da UFMG, março de 2014 a março de 2018. Autora de vários ensaios e capítulos de livros, vários publicados no exterior. Autora de livros sobre teatro e performance, dentre eles, A cena em sombras e Afrografias da Memória.

Festival Dramaturgias da Melanina Acentuada promove ateliês de criação com a Profa Dra Leda Maria Martins, com o dramaturgo Aldri Anunciação, com a roteirista Francine Barbosa e com o dramaturgo Jhonny Sallaberg. Inscrições no portal Melanina Digital. Escrevendo nossas narrativas.

Ateliês – O Festival Dramaturgias da Melanina Acentuada oferecerá o Ateliê de escrita dramatúrgica I – a dramaturgia do espetáculo-debate, com o dramaturgo, ator e Doutorando em Artes Cênicas, Aldri Anunciação e o Ateliê de escrita dramatúrgica II – Oficina de Dramaturgia Periférica, com o dramaturgo, bailarino e ator Jhonny Salaberg (SP).

O Ateliê I terá 20 vagas para dramaturgos e pessoas com ou sem experiência na escrita para cena. Serão promovidos quatro encontros (nos dias 14, 16, 17 e 22 de setembro das 09h30 às 12h30). Na oportunidade, os participantes serão estimulados à criação de um texto dramático onde a narrativa se configura pelo embate de ideias entre as personagens de ficção pertencentes a uma escrita que se estrutura por uma distribuição democrática de espaços discursivos e físicos, possibilitando exposição mútua de pensamentos antagônicos. O termo Dramaturgia do Espetáculo-Debate é uma forma de escrita desenvolvida e pesquisada por Aldri Anunciação e através de uma dinâmica de criação, os alunos são estimulados a desenvolverem e criarem personagens, situações dramatúrgicas e embates de ideias, possibilitando que os mesmos iniciem a possibilidade de escrita de seus próprios textos teatrais. Aldri é um dramaturgo/ator/apresentador de TV baiano, Bacharel em Teorias Teatrais na UNIRIO (Universidade do Rio de Janeiro-2006), vencedor do (Prêmio Jabuti de Literatura-2013 em primeiro lugar na categoria ficção para jovens).

No dia 21 de setembro, das 9h30 às 12h, acontece o Ateliê II com Jhonny Salaberg, com 20 vagas disponíveis para pessoas de todas idades, independente da experiência com escrita. Neste encontro, será elaborada e compartilhada uma escrita dramatúrgica sobre a experiencia do ser periférico e suas diásporas: da marginalização ao genocídio. Uma espécie de fabulação das narrativas periféricas e como essa escrita interfere no cotidiano. Jhonny Salaberg é ator, dramaturgo e bailarino. Formado na Escola Livre de Teatro de Santo André (SP). Fundador e integrante da Carcaça de Poéticas Negras e do coletivo O Bonde.

O Festival Dramaturgias da Melanina Acentuada é uma realização da Melanina Acentuada Produções, com a produção da Henckes Produções e Giro Planejamento Cultural e foi contemplado pelo Edital Setorial de Teatro do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia.



Serviço
Inscrições para Ateliês de Escritas da Cena e Ateliês de Consultoria
Festival Dramaturgias da Melanina Acentuada

De 27 de agosto a 03 de setembro

Acessar o site: http://www.melaninadigital.com