Corpo fora do lugar – livro

Pesquisa teórico-prática em nível dcorpo - facee Mestrado desenvolvida entre os 2009 e 2011 no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia e que culminou na escrita da dissertação “Corpo Fora  do Lugar: Movimento, Fluxo e Desordem entre Treinamento Psicofísico e Construção Cênica pela via das Ações Físicas”.

O trabalho investiga o percurso entre treinamento psicofísico e construção cênica pela via das ações físicas e estabelece a tríade movimento, fluxo e desordem como elementos norteadores da investigação que se focou na tentativa de desvelar e articular uma poética pessoal do atuante a partir das experiências registradas no corpo-memória-vida. Através de um processo criativo solo que teve como ponto de partida o corpo em movimento no espaço, foi possível reconhecer princípios e procedimentos que balizam uma abordagem do treinamento psicofísico e encontrar o fluxo (qualidade de atenção) no movimento como principal eixo do trabalho. A busca por uma especificidade poética através de um processo de individuação e singularização de procedimentos e princípios na experiência solo, levou a descoberta do ‘contato’ como elemento orgânico necessário à verticalização do processo e compreensão do percurso criativo vivenciado. Em diálogo com Konstantin Stanislávski (1863 – 1938) e Jerzy Grotowski (1933 – 1999), mestres da tradição teatral européia do século XX, tornou-se possível revelar a experiência singular e tecer relações que me levaram ao princípio das ações físicas como estrutura no trabalho do ator em fluxo.

O e-livro foi publicado pela Editora EDUFBA e está disponível gratuitamente através do link: r/ri/handle/ri/18031

O desenvolvimento da pesquisa prática segue em curso através da atual pesquisa de doutoramento do autor e em outros projetos artísticos no Brasil e na Alemanha.