O Teatro do Oprimido entre África e Latino-América

No dia 17 de março (sábado), às 19h, o Teatro do Goethe-Institut Salvador-Bahia recebe a ação “O Teatro do Oprimido entre África e Latino-América”, que apresentará cenas de teatro fórum e uma roda de conversa, integrando a programação do Fórum Social Mundial. O evento, aberto ao público, reúne o diretor de teatro Diol Mamadou (Senegal), o Movimento Sem Teto da Bahia (MSTB), o Movimiento Popular La Dignidad (Argentina) e Julián Boal, praticante de Teatro do Oprimido fundado por seu pai, o teatrólogo brasileiro Augusto Boal, uma das grandes figuras do teatro contemporâneo internacional.

Criado para aliar o teatro à ação social, fazendo da arte instrumento de emancipação política, o Teatro do Oprimido faz com que a criação teatral deixe de ser apenas produto de consumo e se torne prática a serviço das lutas populares. Atualmente, esse método experimenta um paradoxal destino, no qual sua notória expansão mundial se combina, algumas vezes, à diluição de sua força enquanto prática crítica. Na roda de conversa deste encontro, serão apresentados exemplos de usos do Teatro do Oprimido junto a movimentos sociais de várias partes do mundo.

Em residência na capital baiana como residente do Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia, com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo, Diol Mamadou é diretor artístico do Teatro Fórum Kàddu Yaraax e criador do Festival Senegalês de Teatro Fórum. Nesta temporada, ele ministrou oficina para um grupo de integrantes do MSTB, tendo também conhecido suas ocupações e filosofia, compartilhando o modo como utiliza o teatro fórum como ferramenta de descolonização do teatro e de luta social no Senegal. As cenas resultantes deste processo serão apresentadas no evento, assim como cenas trazidas pelo Movimiento Popular La Dignidad.

O Teatro do Oprimido entre África e Latino-América
Com: Diol Mamadou (Senegal), Movimento Sem Teto da Bahia (Bahia), Movimiento Popular La Dignidad (Argentina) e Julián Boal (Rio de Janeiro)
Quando: 17 de março (sábado), 19h
Onde: Teatro do Goethe-Institut Salvador-Bahia
(Av. Sete de Setembro, 1809, Corredor da Vitória)
Quanto: Gratuito
Realização: Goethe-Institut Salvador-Bahia | Fundação Rosa Luxemburgo | Teatro Fórum Kàddu Yaraax | Movimento Sem Teto da Bahia | Movimiento Popular La Dignidad | Instituto Augusto Boal | Fórum Social Mundial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *