Leonel Henckes

Página pessoal do ator, diretor, pesquisador, produtor e curador Leonel Henckes contendo portfólio de projetos e trabalhos nas áreas de artes cênicas (teatro, ópera, dança) e artes visuais (curadoria e produção). Leonel é especialista no sistema de ações físicas de K. Stanislávski e pesquisa modos de atuação no teatro contemporâneo. Sua tese "O ator da Organicidade: impulso, contato e ações físicas em modos de atuação contemporâneos" foi defendida em 2015 no PPGAC/UFBA onde também apresentou sua dissertação de mestrado, intitulada "Corpo fora do lugar: movimento, fluxo e desordem entre treinamento e construção cênica", em 2011. Investiga modos de atuação no Teatro contemporâneo, organicidade, ações físicas, estado de fluxo e treinamento psicofísica.

Últimos Capítulos ou Primeira Tentativa/2008

Últimos Capítulos ou Primeira Tentativa consistiu na montagem de um espetáculo que pretendeu desbravar as possibilidades de criação de uma linguagem de cena que reflita a cultura contemporânea e crie estratégias reflexivas de abordagem do próprio fazer teatral. O teatro será visto como uma prática de representação coletiva organizada, onde o homem, ritualmente, tem a possibilidade de aliviar o peso da artificialidade do real frente a irrealidade do mundo.

Últimos Capítulos ou Primeira Tentativa é uma proposta experimental de encenação que se propõe a hibridizar linguagens num “mixed” pós-dramático. A idéia parte de uma tendência contemporânea que se opõe as formas tradicionais de teatro. Esse fenômeno é reflexo de um contexto social, cultural e filosófico de uma época de transição marcada pela afirmação de uma cultura digital e híbrida, e que se convencionou chamar de pós-moderna.

Essa nova cultura, impulsionada pela criação de novas mídias e pelos novos modos de relação com a utilização dos meios de comunicação, propiciou a interação entre estes num amplo processo de fusão de linguagens que caracteriza o uso de linguagens híbridas na sociedade contemporânea.

Como elemento aglutinador da proposta de encenação, utiliza-se a metalinguagem teatral que remete a uma idéia de cotidiano como um universo teatralizado que dissolve em sua virtualidade a ilusão-limite entre fantasia e realidade. A metalinguagem teatral é utilizada, também, por seu caráter aberto e por corroborar com um ideal estético que busca na teatralidade do cotidiano e no próprio teatro, o conteúdo para o objeto artístico.

Como suporte a criação do espetáculo, foi proposto um diálogo com duas referências dramatúrgicas do autor francês Jean-Luc Lagarce; A partir da fusão dos textos “História de Amor” e “Music Hall”, criou-se uma meta-narrativa híbrida que se tornou a linha diretriz para a apresentação das situações criadas.

Assim, “Últimos Capítulos ou Primeira Tentativa” é um espetáculo interativo onde a teatralidade é levada às últimas conseqüências.

“Últimos Capítulos ou Primeira Tentativa” mergulhou, ainda, em um experimento no qual o espetáculo foi transmitido em tempo real com recursos de live stream. Para tanto, o publicitário e editor Luc Guillande desenvolveu uma pesquisa paralela buscando, a partir da lógica de edição de video clipes, editar em tempo real a transmissão do espetáculo.

Através do blog: www.ultimoscapitulos.wordpress.com é possível acessar mais informações sobre o processo.

Ficha Técnica

Promoção: UFSM/CAL/CAC/TEU-Studio 1

Direção, concepção e dramaturgismo: Leonel Henckes

Referência dramatúrgica: Jean-Luc Lagarce

Elenco:

Aline Ribeiro

André Galarça

Juliet Castaldello

Luiza de Rossi

Maurício Schneider

Figurinos: Paulo Brasil

Cenografia: Leonel Henckes e Maurício Schneider

Projeto de Iluminação: Leonel Henckes e Vinícius Canto Blanco

Trilha Sonora

Pesquisa e Edição: Leonel Henckes e Otacílio Netto

Intérprete: Josephine Backer

Sonoplastia: Darwin Corrêa e Aline Ribeiro

Piano: Aline Ribeiro

Máquina de Escrever: Darwin Corrêa

Programação Visual: Camila de Ávila, Lucas Guillande e Leonel Henckes

Direção de Vídeo: Lucas Guillande

Orientação de Encenação: Prof. Marcelo Adams

Orientação do Ator Maurício Schneider: Prof. Eduardo Okamoto

Transmissão on-line

Canal Multiweb/CPD

Direção de edição: Lucas Guillande

Direção Técnica: Jorge Luiz Alves