Leonel Henckes

Página pessoal do ator, diretor, pesquisador, produtor e curador Leonel Henckes contendo portfólio de projetos e trabalhos nas áreas de artes cênicas (teatro, ópera, dança) e artes visuais (curadoria e produção). Leonel é especialista no sistema de ações físicas de K. Stanislávski e pesquisa modos de atuação no teatro contemporâneo. Sua tese "O ator da Organicidade: impulso, contato e ações físicas em modos de atuação contemporâneos" foi defendida em 2015 no PPGAC/UFBA onde também apresentou sua dissertação de mestrado, intitulada "Corpo fora do lugar: movimento, fluxo e desordem entre treinamento e construção cênica", em 2011. Investiga modos de atuação no Teatro contemporâneo, organicidade, ações físicas, estado de fluxo e treinamento psicofísica.

Oficina: Modos de atuação contemporâneos: o ator da organicidade no processo de criação de peças biográficas

Pesquisa
Processo Criativo
Produção Artística

 

A oficina “Modos de atuação contemporâneos: o ator da organicidade no processo de criação de uma peça biográfica”, ministrada pelo ator e pesquisador Leonel Henckes, é parte integrante da residência artística internacional com Marinaio Teatro Berlin que aconteceu de outubro de 2016 a janeiro de 2017 na capital alemã em um projeto dirigido pela atriz Christina Kyriazidi e que contou com o apoio financeiro da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia através do Edital de Mobilidade Artística da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

Esta residência foi a terceira ação colaborativa entre Kyriazidi e Henckes e resultou na montagem de um espetáculo solo, apresentado em Berlim em janeiro de 2017, intitulado 16 Stories Towards Me.

Na oficina, Leonel irá compartilhar, com até 16 alunos/atores, ao longo de 4 dias, com carga horária total de 28h/aula, princípios, estratégias e procedimentos pesquisados na residência e utilizados na montagem do espetáculo 16 Stories Towards Me e que tiveram como ponto de partida expedientes do Teatro do Absurdo, contação de histórias e narrativas documentais e biográficas. Na oficina será realizada uma abordagem singularizada voltada para o trabalho corporal, vocal e de atuação bem como seleção e edição de materiais e montagem cênica.

Leonel Henckes:

Ator e pesquisador, Doutor (2015) e Mestre (2011) em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFBA com estágio doutoral na Freie Universität Berlin (2013). Bacharel em Artes Cênicas – Interpretação Teatral pela UFSM (2008). Foi Professor Substituto do Curso de Bacharelado em Artes Cênicas Interpretação e Direção da UFBA (2009 – 2011). Em Salvador realizou trabalhos como preparador de elenco e/ou assistente de direção em espetáculos de diretores como Luiz Marfuz, Jacyan Castilos e Hebe Alves. Em 2012 foi contemplado no Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura e realizou estágio como Assistente de Direção Artística na montagem da Ópera Rigoletto de Giuseppe Verdi com direção artística de Thomas Krupa no Theater Freiburg/Freiburg im Breisgau Alemanha; Atuou como diretor de produção no festival “Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada” em suas 4 edições. Em 2013 produziu a participação do espetáculo “Namíbia, Não!” no Ano do Brasil em Portugal. Em colaboração com Christina Kyriazidi (Grécia) e Marinaio Teatro, idealizou e produziu a performance “The Stranger and Other Ordinary Tales” no ano de 2013 em Berlim – Alemanha. Em 2015 montou em Salvador, com recursos do Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz em coprodução com Marinaio Teatro Berlin, o espetáculo “Floresta Debaixo do Mar” onde é produtor e ator. O projeto venceu o Edital Agitação Cultural 2015 da SECULT/BA circulando com o espetáculo “Floresta Debaixo do Mar” por 3 cidades do interior profundo da Bahia. www.leonelhenckes.com.br

Serviço:

Local: Rua dos Bandeirantes, 49 – Sala 1 – Fundação Malcolm X

Quando: 27 a 30/03/2017

Horários: de 10h às 13h e 15h às 19h (carga horaria: 28h/aula)

Inscrições: as inscrições poderão ser feitas através do e-mail: leohenckes@gmail.com, mediante envio de dados de identificação e breve currículo. Inscrições encerram neste domingo, 26/03 ou quando foi atingido o número máximo de 20 inscritos. Haverá certificados.

Valor: GRATUÍTA

Ementa e conteúdo programático:

Objetivo:

Realizar uma abordagem singularizada voltada para o trabalho corporal, vocal e de atuação bem como composição cênica e dramatúrgica a partir da pesquisa com histórias biográficas ou ficcionais, contação de histórias e experimentação de princípios como contato e afecção na relação com o outro.

Metodologia:

A oficina será dividia em três momentos diários:

  • sensibilização e mobilização psicofísica
  • exercícios de instrumentalização poética
  • pesquisa individual orientada sobre o material de trabalho elencado e sua lapidação em material cênico

No último dia haverá ensaio aberto para que cada participante compartilhe seu trabalho com os demais e possíveis convidados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *